Discurso Directo: Joaquim Catalão fala sobre Joaquim Sampaio

O jornal O Almeirinense/Almeirim2017 desafiou o presidente da Junta de Freguesia de Almeirim, Joaquim Catalão, para falar sobre Joaquim Sampaio, seu antecessor e actual vereador da Câmara de Almeirim. Joaquim Catalão sucedeu a Joaquim Sampaio na Junta de Freguesia de Almeirim e a pouco mais de 24h da saída de “Quim” Sampaio da vida politica activa, desafiámos o actual presidente da Junta a falar sobre o homem que o antecedeu nos destinos da freguesia.

Falar do Quim é falar para além do político, do Homem e do amigo.

Conheci o Quim quando eu ainda andava nos bancos da escola primária e ele acolhia sempre de forma simpática, brincalhona e carinhosa todos aqueles que frequentavam a Farmácia Barreto do Carmo. Era daquelas pessoas que facilmente fazia amigos e de quem todos gostavam e tratavam carinhosamente pelo “Quim da Farmácia”.

O Quim para além de ser um excelente profissional, foi e é, um grande Ser Humano, sempre preocupado com o próximo e especialmente com os mais carenciados e fragilizados.

Falar do político implica falar do amigo.

Há mais de 27 anos que começámos a trabalhar juntos na direcção dos Bombeiros Voluntários de Almeirim e foi com alguma surpresa que recebi o seu convite para o acompanhar na lista do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Almeirim que concorreu às eleições Autárquicas de 1993 e foi por ele e desta forma que iniciei a minha caminhada na política.

Durante 20 anos tive o privilégio e o orgulho de o acompanhar no Executivo da Junta de Freguesia de Almeirim e aí testemunhei a sua grandeza como Ser Humano e a sua sensibilidade para as questões sociais e com ele aprendi que estamos nos lugares políticos de passagem e que devemos acima de tudo, dignificar o lugar para o qual fomos eleitos, tendo sempre como objectivo os interesses da população da nossa Freguesia.

O Quim é para mim uma referência e um exemplo de vida e contei sempre ao longo desta caminhada com a sua amizade incondicional.

Neste momento em que vai iniciar uma nova fase da sua vida só posso agradecer a sua generosidade e amizade e dizer-lhe que pode contar sempre comigo e desejar-lhe as maiores felicidades no presente e no futuro.

Obrigado Quim!

Aquele Abraço.

Joaquim Catalão

Share this Post[?]
        


Leave a Reply