Transparência e Herdade dos Gagos em destaque nas Fazendas de Almeirim

Na noite de Quinta-Feira, 21 de Setembro, decorreu o último debate das freguesias de Almeirim. As Fazendas de Almeirim receberam uma centena de pessoas para ouvir os candidatos do CDS, do movimento Inovar Almeirim, da CDU e do Partido Socialista. A transparência foi um dos temas em destaque.

O candidato do movimento Inovar Almeirim começou por pedir desculpa à cabeça-de-lista, Vanessa Duarte, por declarações que proferiu antes de ser anunciado candidato à Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim. Carlos Bento e João Rosa, do CDS, foram os mais críticos da liderança de João Apolinário, actual presidente e candidato pelo PS.

A falta de transparência com as contas da junta, com o candidato do CDS, João Rosa a referir a falta de actualização do site da Junta de Freguesia, que não tem orçamentos publicados desde 2011, nem convocatórias de Assembleias de Freguesia.

João Apolinário, candidato do PS, garante que toda a documentação está ao dispor dos fregueses, embora não tenha adiantado números do orçamento da Junta, nem da exploração da Herdade dos Gagos. Carlos Bento, do Inovar Almeirim, defendeu uma gestão autónoma para a Herdade.

No balanço do mandato, João Apolinário destacou as obras feitas em parceria com a autarquia, entrando em defesa da requalificação do Campo do Sporting, que mereceu reparos dos restantes candidatos. O recandidato do PS não negou ainda a existência de divergências no executivo, apesar de garantir que a maioria dos candidatos se mantêm nestas eleições autárquicas.

João Rosa, do CDS, apontou ainda a falta de iluminação entre as localidades da freguesia, bem como a falta de caixas multibanco, uma situação que o candidato do PS justificou devido à falta de segurança. Esse foi um factor abordado por Carlos Bento, do movimento Inovar Almeirim, que, em caso de vitória, pretende ter uma maior presença das forças de segurança na vila.

O frente-a-frente terminou com o polémico almoço dos idosos, promovido pela Junta de Freguesia no próximo dia 24 de Setembro, com os candidatos do CDS, do Inovar Almeirim e da CDU a criticarem o timming da iniciativa e com o candidato do PS a justificar que o almoço sempre se realizou nesta data.

O debate entre os candidatos à Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim encerrou os quatro debates às Juntas de Freguesia. Esta Sexta-Feira, decorre na Praça Lourenço de Carvalho, o grande debate à Câmara Municipal de Almeirim, a partir das 21h.

2017@almeirim2017.com'

Fundador do Almeirim 2013 e Almeirim 2017. Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Responsável de comunicação de uma federação desportiva. Colabora ainda com meios de comunicação ligados à politica nacional, ao ténis e à tauromaquia.

Share this Post[?]
        


Leave a Reply