João António Fernandes: “O Amândio deixou a sua marca em Benfica do Ribatejo, e ninguém conseguirá ser igual a ele”

João António Fernandes é o candidato da CDU (PCP/PEV) à Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo. Entrevista publicada no jornal O Almeirinense de 1 de Setembro:

Desde 2001 que faz parte das listas da CDU. O que o motivou agora a assumir o primeiro lugar nesta candidatura?

Eu manifestei-me disponível para aquilo que o meu partido considerasse necessário. Os camaradas e amigos que compõem o coletivo da CDU de Benfica do Ribatejo foram unânimes em nomear-me como cabeça de lista à freguesia. Eu aceitei este desafio porque gosto da minha terra e sinto que posso dar um contributo para o seu desenvolvimento, com a ajuda dos elementos que constituem a lista. Esta é formada por gente de todas as idades, com experiências de vida e formações diversas, de todos os lugares da freguesia. Esta é a nossa riqueza: construímos um projeto assente em todas as pessoas e para todas as pessoas. Quem me conhece, sabe que estou sempre disponível para trabalhar e é assim que contarão comigo como autarca da nossa freguesia.

Recentemente, uma figura da CDU muito ligada à freguesia faleceu. Suceder-lhe como cabeça-de-lista à JF de Benfica é uma responsabilidade acrescida?

O Amândio Freitas foi e será sempre uma figura estimada na nossa freguesia, tanto que foi ele que lutou para que Benfica do Ribatejo fosse elevada à categoria de Vila. Isto por si só pode não melhorar o nível de vida das pessoas, mas permite-nos ver o amor que o Amândio tinha à nossa terra. Mas também ninguém esquece a luta pela defesa dos utentes da freguesia, e só o empenho total e mobilizador da Junta de Freguesia, então presidida pelo Amândio, permitiu que o Centro de Saúde em Benfica mantivesse os dois médicos, não havendo praticamente listas de espera para médicos de família. O Amândio deixou a sua marca em Benfica do Ribatejo, e ninguém conseguirá ser igual a ele. Contudo, é verdade que ele foi o rosto de uma equipa que continua a trabalhar em prol da nossa freguesia, da qual orgulhosamente faço parte desde muito cedo e posso afirmar que aprendi muito com ele, em conjunto com os restantes elementos do coletivo. Na CDU, primamos pelo trabalho conjunto e de equipa, pois acreditamos que apenas a participação de todos (sejam os membros da lista, seja a própria população) poderá contribuir para um melhor trabalho da autarquia.

Como tem olhado para a governação do PS na freguesia de Benfica do Ribatejo?

Na nossa opinião, o trabalho desenvolvimento por esta maioria do PS em Benfica do Ribatejo ficou aquém do que foi prometido à população. Isto é tanto mais estranho que, tanto na Junta de Freguesia, como na Câmara Municipal, o PS tem maioria absoluta, o que nos faz concluir que simplesmente não há interesse pela resolução de alguns problemas da população, como a limpeza das ruas e jardins (que tirando os da N118 os outros vão ficando desleixados). Houve também uns passeios na Rua da Fonte Branca que foram partidos e não foram arranjados. A forma como tem sido feita a poda e o corte de algumas árvores grandes e antigas, também merece reparos. São apenas alguns exemplos, alguns outros poderíamos acrescentar, que denotam inércia, pouca iniciativa, mesmo ausência por parte da governação PS na Freguesia de Benfica do Ribatejo. Não basta trazer pessoas para a freguesia: é preciso estimar e valorizar quem cá vive e trabalha!

2017@almeirim2017.com'

Fundador do Almeirim 2013 e Almeirim 2017. Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Responsável de comunicação de uma federação desportiva. Colabora ainda com meios de comunicação ligados à politica nacional, ao ténis e à tauromaquia.

Share this Post[?]
        


Leave a Reply