“Achamos que a forma de estar foi a mesma”

O jornal O Almeirinense/Almeirim2017 à conversa com o candidato da CDU à Câmara Municipal de Almeirim, Sónia Colaço.

O Almeirinense: Qual a avaliação que faz ao mandato do Pedro Ribeiro?

Sónia Colaço: Nós consideramos que já desde o inicio seria provavelmente uma continuidade do que era a gestão autárquica caracterizada aqui no nosso concelho há muitos anos pelo PS e nesse sentido para nós não foi novidade e consideramos que realmente a mudança deveria ter acontecido e não aconteceu. Achamos que a forma de estar foi a mesma e por isso não fazemos aqui uma distinção em termos das pessoas, mas sim da continuidade de projetos e políticas que o partido socialista tem feito na sua gestão autárquica em Almeirim.

A: Se tivesse sido eleita para presidente de Câmara, o que é que teria feito de diferente?

SC: Acima de tudo achamos que a CDU com o seu projeto autárquico a nível local preza pela participação alargada e ativa das forças vivas do concelho. Estimular essas forças vivas do concelho, sejam elas das mais variadas áreas, da economia, da área social, da área ambiental, sejam as questões económicas, elas seriam certamente por nós acarinhadas, como são, por exemplo. em muitos outros concelhos onde a CDU tem uma participação mais forte nas autarquias.

A: Como pode cativar um eleitorado que não votou na CDU em 2013?

SC: Temos confiança e o desejo de que nos próximos meses possamos arranjar aqui as armas, as nossas próprias armas, para sermos uma voz que possa chegar a todos os almeirinenses, mesmo nas freguesias onde por vezes não conseguimos ter uma voz tão participada. Poder marcar essa presença física com os eleitos a estarem mais na rua. Foram aqui apontadas várias indicações, tais como o ir para a rua, o não estar preso, aproveitar as novas ferramentas, como as redes sociais para chegar a um público mais jovem e que utiliza essas ferramentas.

A: Estranha estas mudanças no PSD, com a presença de várias figuras ligadas ao MICA?

SC: De momento há alguns candidatos que se apresentam, sabemo-lo pela comunicação local, nomeadamente através do jornal O Almeirinense, que lançou mais uma informação de uma candidatura à freguesia de Almeirim. Nós CDU, no fim de sabermos também o que essas candidaturas apresentam para o concelho podemos ter uma opinião mais formada, agora o que é certo é que para nós CDU no seu total e mesmo nós no seu entendimento nacional, muitos foram os exemplos de que os movimentos de cidadão, ditos independentes, mas que muitas vezes não eram assim tão independentes quanto isso e que teriam projetos políticos e partidários a apoiar ou já estariam ou já tinham sido elementos ativos em forças políticas e muitas vezes, algumas da vezes esperamos para ver o que é que essas pessoas fazem ou fariam nos movimentos. Em Almeirim, acaba por ser um pouco aquilo que acontece também a nível nacional. A CDU, o que pode aqui ressalvar e deixar claro aos almeirinenses é que os partidos que dão corpo à CDU, Os Verdes e o PCP, e assim como muita gente independente, continuamos em Almeirim de cara lavada, de cara erguida, prontos para dar o nosso melhor em prol do nosso concelho.

A: Temos algumas novidades nas candidaturas às Juntas de Freguesia…

SC: Exatamente. Como é natural, a situação em Benfica do Ribatejo alterou-se bastante. É natural que, após o falecimento do Amândio Freitas, que foi dirigente e presidente de junta pela CDU ao longo dos anos em Benfica do Ribatejo, (…) ter sempre que surgir alguém, um nome que não é de todo novo no sentido em que não aparece pela primeira vez. Estamos a falar do João Fernandes, que tem estado nas listas da CDU desde 2001 e por isso estamos a falar de alguém que tem uma participação ativa em Benfica do Ribatejo para além da sua vida profissional, para além de trabalhador que representa os trabalhadores no seu sindicato. (…) Na Raposa também surgiu uma cara nova. É o nosso mais jovem candidato como de cabeça de lista, tem 26 anos.O Zé Carlos é um jovem que tem estado também desde sempre nas listas da CDU na sua freguesia, ele é natural da Raposa, tem feito a sua vida associativa e desportiva, ele integrou o Clube Desportivo de Ciclismo da Raposa, sendo assim um jovem ativo, dinâmico, que entretanto já não é assim tão jovem e é também trabalhador. (…) Temos também aqui esperança de que esta mudança possa também trazer mais juventude às lista e à atração da vida política no concelho de Almeirim, o que também é importante.

2017@almeirim2017.com'

Fundador do Almeirim 2013 e Almeirim 2017. Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Responsável de comunicação de uma federação desportiva. Colabora ainda com meios de comunicação ligados à politica nacional, ao ténis e à tauromaquia.

Share this Post[?]
        


Leave a Reply